Como ser ouvida e levada a sério no trabalho

Como fazer para que as pessoas te escutem e te levem a sério no trabalho.

Ser Ouvida:

  • Domine o assunto: entenda sobre o assunto que irá expor. Formule frases curtas com sujeito, verbo e predicado. Seja informal. Se errar, corrija sem parar a fala;
  • Interaja com o público: trazer as pessoas para o assunto é fundamental para mantê-los atentos, esse é o segredo para que ninguém se disperse;
  • Use recursos que chame atenção: para despertar a atenção, compartilhe sua fala com outras informações. Pode ser apresentação de slides, vídeo, leitura rápida;
  • Controle o tom: busque entonar a voz, em palavras-chave. Mas isso não significa falar mais alto ou mais baixo. A boa entonação ajuda a gerar um significado maior para o que está sendo dito;

Levada à sério:

  • Respeite para ser respeitada:  demonstre respeito pela chefia e pelos colegas de equipe;
  • Seja coerente: demonstre certeza dos seus valores éticos. Isso passa uma imagem de credibilidade e confiança;
  • Cuidado com o que diz: falar mal dos colegas e da empresa, falar palavrões, gírias em excesso, cometer erros graves de português depõem muito contra;
  • Peça feedback: para começar a ter voz ativa é pedir feedback a seu respeito e partir daí, cabe a você mudar seu comportamento e suas atitudes.
  • Imagem: a postura, o tom de voz e a forma como se coloca. Use a técnica chamada ‘rapport’.

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