Acordar com disposição

Manter uma rotina de sono e diminuir o ritmo antes de dormir ajuda a despertar bem. Um dos pequenos prazeres do dia a dia é espreguiçar-se antes de levantar. Ato que pode ir além do agradável e fazer bem para o corpo e até para o humor. Espreguiçar prepara a musculatura que esteve em repouso por um tempo variável, irrigando os músculos que serão usados nos novos movimentos.

Dicas para acordar bem:

  • Horário: o corpo é regido por um ciclo chamado circadiano (relógio biológico). O organismo organiza suas funções para que ocorram sempre em 24 horas, mais ou menos, obedecendo a duração do dia. Manter uma hora certa para dormir e acordar ajuda a regular um pouco mais esse nosso cronograma interno. Manter uma rotina faz parte da higiene do sono e ensina o corpo a ter uma freqüência;
  • Luz: um dos reguladores do ciclo circadiano é a luz, já que o corpo tem funções diferentes à noite e durante o dia. O sol é um excelente indicador para o corpo que está na hora de acordar. Em vez de dormir com cortinas ou persianas totalmente fechadas. Deixe  aberta para a passagem da luz matutina;
  • Relaxe: o indicado é não fazer atividades estimulantes antes de dormir. Basta separar uma hora para relaxar e ficar longe de tudo. Nessas horas, um livro ou uma música relaxante são ótimas pedidas. Ver televisão, navegar na internet, jogar videogame, tudo isso entra na lista de proibições;
  • Enrolando na cama: cama é um lugar para dormir. Ao enrolar na cama, você tira a sensação que lá é um local de sono, o que pode dificultar a chegada do sono à noite. Seu organismo deve reconhecer que a cama é um local de repouso e relaxamento. A melhor forma de dizer para seu corpo que está na hora de acordar, é levantar logo, sem enrolações;
  • Botão soneca: faz mal, porque tem um sono fracionado, que é de segunda qualidade, e acaba-se dizendo ao corpo que ele pode dormir assim, o que não é certo. O ideal é acordar assim que o despertador toca;
  • Tome cuidado com a atividade física: a atividade física faz muito bem à saúde, e quando feita logo cedo, colabora para a disposição. Fazer exercícios muito perto da hora de dormir atrapalha o sono. O indicado é sempre fazer exercícios três horas antes de dormir.
  • Alimentação: devem ser evitados à noite: café, chá preto, chá verde e chocolate, que são estimulantes. Mas consumi-los pela manhã melhora a memória. Pesquisas indicam que proteínas pela manhã também podem aumentar características como atenção e memória logo cedo.
  • Atenção ao corpo: as pessoas têm uma determinação genética também sobre seus horários de dormir e acordar, são os cronotipos, que dividem as pessoas entre matutinos e vespertinos, além dos intermediários. Saber qual é sua tendência com certeza ajuda a conhecer melhor o próprio corpo. A dificuldade em acordar cedo está justamente no fato da pessoa precisar dormir um pouco mais que a média. Nesses casos, oito horas não são suficientes e o saldo de sono sempre fica negativo.

Motivos para espreguiçar:

  • Ao esticar os músculos, a circulação sanguínea também é ativada, o que ajuda o cérebro a despertar e garante mais disposição;
  • Ação faz parte da lista das 10 coisas que as pessoas felizes fazem mas primeiras horas do dia;
  • Libera hormônios que são responsáveis pela sensação de bem-estar, dando uma ajuda para o bom humor matinal surgir;
  • Funciona como alongamento, preparando os músculos para as atividades físicas;
  • Com a idade e a falta de alongamento, a flexibilidade vai se perdendo. Espreguiçar-se é uma forma de preservar a juventude do corpo;
  • O alongamento da musculatura ajuda a minimizar a tensão acumulada nas articulações e prepara o corpo para os exercícios que reforçam a musculatura e ajudam a evitar as dores.

Vamos seguir as dicas e os motivos para espreguiçar!!!  E começar bem, com disposição o nosso dia.

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