Ioga ou Pilates

A atividade física é importante, principalmente hoje em tempos de sedentarismo.

Ioga

Prática tanto física quanto mental, foi escrita por Patanjali e tem como objetivo parar as flutuações mentais, diminuir o fluxo mental, rumo à libertação e chegar a um estado de meditação profunda. É uma prática que une corpo e mente, trazendo benefícios físicos. Trabalha a flexibilidade, alongamento e força; além do trabalho mental, calma, controle de respiração, interiorização e relaxamento. Para alcançar todos os benefícios da prática, o ideal é se dedicar, no mínimo, duas vezes por semana. Benefícios:

  • Melhora a qualidade de vida;
  • Proporciona equilíbrio emocional;
  • Melhora problemas de insônia e depressão;
  • Estimula a circulação sanguínea;
  • Diminui dores nas costas;
  • Melhora a postura e o fortalecimento muscular;
  • Energiza corpo e mente;
  • Fortalece o organismo;
  • Não possui contra-indicação.

Pilates

Criado por Joseph Pilates, é um método de condicionamento físico e mental e uma atividade física que une corpo, saúde e qualidade de vida. Em uma aula trabalha força, alongamento, agilidade, alinhamento da postura, concentração e consciência corporal. Benefícios:

  • Aumenta a resistência física e mental;
  • Melhora a coordenação motora;
  •  Promove a saúde das articulações;
  • Alivia dores musculares;
  • Ajuda a melhorar a respiração e a flexibilidade;
  • Previne contra a osteoporose;
  • Promove relaxamento, o bem-estar e eleva a autoestima;
  • Elimina toxinas e facilita a drenagem linfática;
  • Melhora a postura e a resistência muscular;
  • Expande a consciência corporal;
  •  Ajuda no controle de peso;
  • Fortalece os músculos abdominais;
  • Emagrece, tonifica e modela o corpo, além de melhorar a postura.

Apesar de um método ser inspirado no outro, cada um possui características próprias. No Ioga, a prática começa com a interiorização e depois parte físico, e termina com técnicas de respiração e relaxamento. No Pilates é necessário ter total concentração para sentir exatamente o que o corpo está fazendo e que músculo está sendo trabalhado. Outras diferenças dizem respeito aos objetivos finais e respiração. Enquanto o Ioga trabalha a flexibilidade do corpo e seus exercícios respiratórios para alcance de um relaxamento corporal e mental, o Pilates é indicado para o fortalecimento dos músculos e a respiração é voltada para o fornecimento de energia para a prática de cada exercício.

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