Mundo Virtual

Internet é a rede mundial de computadores, um conglomerado de redes interligadas que permite o acesso e troca de informações em qualquer lugar do planeta. Surgiu em 1993, onde deixou de ser utilizada apenas por governos e de natureza acadêmica, e passou a estar presente nos diversos segmentos de empresas, residências.

 Você sabia que 5 a 10% dos usuários da internet não conseguem controlar quanto tempo passam online? E que exames de imagem mostram padrões cerebrais similares entre dependentes químicos e dependentes de rede sociais? Com um terço da população do mundo atualmente usando as redes sociais e muitas vezes 24 horas por dia, é certo dizer que muitos de nós somos viciados.

Crianças na internet

As crianças deixaram as brincadeiras de ruas, casinha, pula corda, pega-pega, esconde-esconde  para brincar com tecnologia e mundo virtual. Tornou natural as crianças antes dos 5 anos, pedirem de presente aos pais smartphones ou outro tipos de aparelhos. Estudos dizem que a idade ideal para entregar o celular a uma criança é aos 13 anos; outros já relatam ser melhor aos 09 ou 10 anos. Não é indicado para crianças com menos de 02 anos. Alguns acham que os filhos estão superseguros quando estão usando o computador em casa ou apenas brincando com o celular. O que é um equívoco, pode ser uma ferramenta muito perigosa. Os usuários encontram tanto conteúdos bons e educativos, quanto ruins. É muito importante que os pais tenham o controle dos sites que são utilizados pelos filhos para, assim, evitarem situações de riscos. Os malefícios pelo uso excessivo dos smartphones são: atraso no desenvolvimento com consequências negativas no rendimento acadêmico, alfabetização e na atenção; atrasos cognitivos, problemas na aprendizagem, déficit de atenção, aumento da impulsividade e falta de controle dos comportamentos e das emoções; alteração no sono, o que interfere na visão devido à luminosidade, no humor e na disposição para atividades no dia seguinte; má postura; aumento nas taxas de algumas doenças mentais como: depressão e ansiedade infantil, transtorno do processo de vinculação entre pais e filhos, transtorno bipolar, psicose e outros problemas de conduta infantil.

Idosos  na internet:

Procuram aumentar as relações sociais. A conectividade com o meio digital amplia a rede de sociabilidade e interação das pessoas de todas as idades com amigos e familiares. Eles buscam novas amizades, trocas de receitas, textos, fotos, comentários em blogs. Sites de namoro e murais de recado espalhados pelo ambiente virtual também são frequentados por idosos em busca de um parceiro. Usam home banking e realizam compras online. O acesso e o uso da web é maior entre a faixa dos 60 anos.  Com 97% dos idosos na faixa dos 60 anos , 87% na faixa dos 70 anos, 70% na de 80 anos e 25% na de 90 anos. Pesquisa diz que mais da metade dos usuários mais velhos da internet disseram que a web tinha melhorado sua qualidade de vida, e 6 em cada 10 afirmaram que a web ajudou a mantê-los mentalmente aptos. A Internet é também um sucesso como uma fonte de informação para ampliar seus conhecimentos. Em média, os idosos digitais passam 51 minutos por dia na web.

Confira algumas coisas que só acontecem com quem é viciado em rede social:

  • A sua comida esfria porque você está mais preocupada em tirar foto dela para postar no Instagram.
  • Você não consegue deixar de checar o celular mesmo quando está de férias… Ou sentada no vaso sanitário.
  • O Facebook é a página inicial do seu navegador.
  • Você fica super chateada quando o seu número de seguidores no Twitter diminui.
  • Você fica sem saber o que fazer quando a internet não está funcionando.
  • Você fica olhando o celular mesmo quando está abraçando alguém.
  • A única vez que você desliga o celular é quando precisa atualizar um aplicativo.
  • Você chama os amigos pelo nome de usuário do Twitter.
  • Você fala “hashtag” no seu dia a dia.
  • O seu celular é a primeira coisa que você liga pela manhã e a última que você desliga à noite (quando desliga).
  • Você não consegue vivenciar nada sem compartilhar com pessoas totalmente desconhecidas.
  • Você excede a franquia do seu plano de dados todo mês.

 

Será que você está viciado…rs!!!

Add Comment

Olá,

Deixe seu e-mail para receber as melhores informações sobre alimentação, comportamento e saúde.

Parabéns, você se inscreveu com sucesso!