O Sentimento de raiva

O sentimento de raiva provoca uma descarga de adrenalina muito grande no organismo, e leva a alterações fisiológicas.

Raiva pode se expressar em um comportamento passageiro ou prolongado, geralmente resultando em agressão e violência. Outros nomes utilizados como sinônimo desse comportamento e sentimento são: fúria, ira, cólera, ódio e rancor, que aplicam-se às distintas formas de expressão ou modulações desse sentimento. O que mais gera a raiva dentro de nós é o sentimento de impotência frente a falha em controlar uma situação, pessoas e nós mesmos. A raiva é uma emoção humana normal e habitualmente saudável, porém o problema surge quando se torna descontrolada e destrutiva.

Sinais de alerta:

  • com que frequência tem discutido com amigos, familiares ou conhecidos?
  • com que frequência vem remoendo sentimentos de raiva?
  • com que frequência anda irritado ao dirigir?
  • com que frequência faz uso de bebida alcoólica quando está com raiva?
  • com que frequência culpa as pessoas pelos seus problemas?
  • como reage seu corpo diante do sentimento de raiva?

Sintomas:

  • aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos;
  • dor de cabeça;
  • dor de estômago;
  • aperto na garganta;
  • tontura;
  • vertigem;
  • tremores;
  • sudorese;
  • inquietação e até insônia.

Ao longo do tempo pode provocar doenças mais graves como infarto ou acidente vascular cerebral (AVC). Pode levar a obesidade, por ingerir desenfreadamente comida. As pessoas com sentimento de raiva tem prejuízo no convívio social devido a hostilidade, agressividade, ameaças e violência, tornando-se desagradável, afastando as pessoas.

Algumas formas para lidar com o sentimento de raiva:

  • reconheça que está com raiva;
  • aprenda a reconhecer os 3 componentes da raiva – avaliação, reações físicas e comportamento;
  • entenda que algo só se torna uma provocação pela interpretação que você dá a ele;
  • sempre tente quebrar o processo de reação da raiva na sua fase inicial;
  • quando perceber que a raiva está caminhando para as reações físicas, tente relaxar. Conte até 10, isso mesmo. Ao contar lentamente, sua pressão arterial e cardíaca têm chance de voltar ao normal, diminuindo a excitação;
  • perdão alivia o pensamento de raiva;
  • faça oração para dissipar pensamentos negativos;
  • tente encontrar modos construtivos de uso da raiva, por exemplo: faça palavra cruzada, cozinhe, caminhe, dance, cante, ria, seja positivo;
  • quando estiver calmo, tente resolver a situação que provocou a raiva.

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