Medo da solidão

Solidão: é um sentimento no qual uma pessoa sente uma profunda sensação de vazio e isolamento. O pavor da solidão é algo presente em muitos de nós por razões que nem sempre são muito consistentes. Essa falta (ou carência) pode ser voluntária (quando a pessoa decide estar sozinha) ou involuntária (quando se encontra sozinho por circunstâncias diversas da vida).

Causa: as pessoas podem sentir solidão por muitas razões e muitos eventos da vida estão associados a ela:

  • Falta de amizades durante a infância e adolescência;
  • Falta de identificação com as pessoas ao redor;
  • Falta de pessoas interessantes podem desencadear não só a solidão, mas também a depressão e o celibato involuntário;
  • Por não saber se expressar;
  • Vergonha;
  • Não saber impor os seus sentimentos, ideias, opinião, assim gerando um problema na comunicação.

Ao mesmo tempo, a solidão pode ser um sintoma de um outro problema social ou psicológico, que deveria ser tratado. A  solidão pode ser alguns momentos da vida, ou algo constante, que acabam se fechando totalmente do mundo ou para as pessoas.
Há três tipos distintos de solidão:

  • Solidão Social: essa deficiência é mais ampla do que a falta de um amigo íntimo;
  • Solidão Emocional: uma sensação de estar inteiramente sozinho, quer haja ou não outras pessoas por perto. Seja emocional ou social, sempre que o estado de solidão é grave leva a sentimentos de depressão e apatia em relação à vida.
  • Solidão Espiritual: sensação de que Deus não está interessado nela. Duvidam se realmente pertencem a Deus e se Ele é o Pai amoroso que nos atende e se preocupa conosco.

Atitudes para afastar a solidão:

  • Atividade física: além de fazer bem à saúde, contribui para o convívio social. O interesse esportivo em comum, pode levar à descoberta de afinidade. Por isso, dê preferência a uma atividade física em grupo, como arte marcial, treinamento funcional ou bicicleta;
  • Aprenda uma nova habilidade: fazer um curso de artesanato, culinária, dança ou línguas é outra maneira de conhecer pessoas novas e ainda ajuda você a desenvolver novas habilidades;
  • Mantenha-se ocupado: identifique em qual momento do dia você se sente mais sozinho e ocupe este espaço;
  • Adote um animal de estimação: ter um animal de estimação diminui o sentimento de solidão. Além de uma companhia, você terá a responsabilidade de cuidar, dar carinho, alimentar;
  • Menos tecnologia: ela só aumenta o sentimento da solidão. Use menos esse recurso quando se sentir sozinho e procure marcar um encontro com um amigo ou familiar.

Add Comment

Olá,

Deixe seu e-mail para receber as melhores informações sobre alimentação, comportamento e saúde.

Parabéns, você se inscreveu com sucesso!