Síndrome do Ovário Policístico

É uma doença endocrinológica caracterizada pelo aumento da produção de hormônios masculinos (testosterona), menstruação irregular e presença de micro cistos nos ovários, acomete principalmente mulheres entre 30 e 40 anos. A síndrome é um distúrbio que interfere no processo normal de ovulação em virtude de desequilíbrio hormonal que leva à formação de cistos. O aparecimento de cisto durante a ovulação é normal, porém desaparece a cada ciclo menstrual. Na Síndrome de Ovários Policísticos (SOP) o cisto permanece e modifica a estrutura ovariana, tornando o órgão mais largo do tamanho normal.

Causas: é desconhecida, não se sabe bem ao certo o que provoca a SOP. A influência genética é forte. Alteração comum é a resistência a insulina. A paciente produz insulina normalmente, mas os seus tecidos são resistentes a sua ação, causando uma alteração nos valores de glicose no sangue.

Sintomas:

  • Ciclo irregular;
  • Menor frequência de ovulação;
  • Dificuldade para engravidar;
  • Crescimento anormal de pelos nas regiões do baixo ventre, seios, queixo e buço;
  • Aumento da oleosidade da pele;
  • Queda de cabelo;
  • Aumento de peso;
  • Mancha na pele, principalmente nas axilas e atrás do pescoço.

Em casos mais graves, pode desenvolver diabetes, doenças cardiovasculares, infertilidade e câncer do endométrio.

Tratamento: não existe cura para a síndrome dos ovários policísticos, porém, há tratamento efetivos que conseguem controlar bem os sintomas da doença. Procurar um ginecologista para o tratamento adequado é essencial. O tratamento para síndrome dos ovários policísticos pode ser feito com o uso de medicamentos hormonais de acordo com os sintomas apresentados. A pílula anticoncepcional pode ser útil para regularizar a menstruação e o excesso de pelos, e o uso do citrato de clomifeno faz com que o óvulo amadureça e seja liberado aumentando as chances de engravidar.

 

 

Olá,

Deixe seu e-mail para receber as melhores informações sobre alimentação, comportamento e saúde.

Parabéns, você se inscreveu com sucesso!