Sedentarismo

É definido como a falta, ausência ou diminuição de atividades físicas ou esportivas. Considerada como a doença do século, está associada ao comportamento cotidiano decorrente dos confortos da vida moderna. Pessoas que tem um gasto calórico reduzido semanalmente pela ausência da prática esportiva são consideradas sedentárias ou com hábitos sedentários. Na verdade a falta de atividade física não necessariamente está ligada a não praticar esportes. O indivíduo que tem atividades físicas regulares, como limpar a casa, caminhar para o trabalho, ou realiza funções profissionais que requerem esforço físico, não é classificado como sedentário. O sedentarismo acontece quando a pessoa gasta poucas calorias diárias com atividades físicas. Seu coração é a principal vítima do sedentarismo. Doenças cardiovasculares, como as coronarianas, os acidentes vasculares cerebrais e a hipertensão arterial sistêmica, são os principais problemas de saúde que atingem a população sedentária.

Consequências do Sedentarismo

  • Obesidade;
  • Atrofia muscular;
  • Pressão alta;
  • Aumento do peso corporal e da massa gorda;
  • Diabetes;
  • Distúrbios do sono;
  • Aumento do colesterol;
  • Infarto;
  • Derrame;
  • Depressão;
  • Doenças articulares.

São alguns exemplos das doenças às quais o indivíduo sedentário se expõe. O sedentarismo é considerado o principal fator de risco para a morte súbita, estando na maioria das vezes associado direta ou indiretamente às causas ou ao agravamento da grande maioria das doenças.

Como evitar o sedentarismo

Para evitar o sedentarismo, os indivíduos devem praticar atividades físicas diárias. A atividade física, idealmente, deve ser diária e durar um período de uma hora. Podem ser realizados caminhada, corrida, natação ou outro esporte associados a uma alimentação balanceada. Pode começar com caminhada até o trabalho, subir escadas ao invés de usar elevador, ou até mesmo fazer a limpeza de casa. O importante é nunca deixar o corpo parado e dominado pela preguiça. Comece fazendo esses esforços simples no dia a dia, e aos poucos, procure uma atividade física que te agrade.

 

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