Gengivoplastia

Para correção de “sorrisos gengivais”

O interesse pela estética corporal e facial aumentou sobremaneira na população brasileira e mundial nos últimos anos. Dados estatísticos demonstram que o número de cirurgias plásticas e a diversidade de produtos e tratamentos cosméticos disponíveis crescem de maneira progressiva, movendo um mercado em busca de novas tecnologias e soluções para alcançar a beleza. A odontologia não poderia ficar de fora desse cenário. Dentes bonitos e um sorriso agradável são, sem dúvidas, fatores decisivos na beleza facial.

Dentre os procedimentos estéticos odontológicos, aqueles relacionados às áreas de dentística e prótese, as resinas e as cerâmicas, são bastante conhecidos pelos pacientes. Todos esses tratamentos estão direcionados para a chamada estética “branca”, onde o foco principal é o restabelecimento da forma e cor do dente. Entretanto, a periodontia também possui diversas técnicas que podem contribuir para um sorriso mais agradável, muitas delas desconhecidas pela maioria dos pacientes. Logo, a estética “vermelha”, cujo foco está na gengiva, vem ganhando espaço na odontologia cosmética com o objetivo de aumentar o sucesso e previsibilidade dos tratamentos estéticos por meio de promoção de contornos gengivais mais simétricos e harmônicos. Pacientes com “sorrisos gengivais”, ou seja, que mostram uma faixa exagerada de gengiva e apresentam dentes curtos durante o sorriso, podem ter sua estética comprometida.

Entretanto, atualmente, é possível corrigir os “sorrisos gengivais” de forma rápida, simples e segura por meio das gengivoplastias.

As gengivoplastias são procedimentos periodontais que removem e moldam delicadamente a gengiva, resultando em dentes de tamanhos e contornos harmônicos e simétricos.

Em uma única sessão, com duração de no máximo uma hora, é possível devolver a estética do sorriso, muitas vezes, sem a necessidade de pontos. A recuperação é simples e rápida. São basicamente necessários 2 dias de repouso para uma recuperação agradável. Não pode comer nada quente, somente gelado ou na temperatura ambiente. Somente alimentos líquidos ou pastosos, para evitar de quebrar o cimento cirúrgico e para não forçar o dente e provocar dor.

As gengivoplastias são capazes de solucionar definitivamente o indesejável “sorriso gengival” e são excelente opção para pacientes descontentes com o tamanho de seus dentes e gengiva.

Fnte: Revista de Guarulhos

Olá,

Deixe seu e-mail para receber as melhores informações sobre alimentação, comportamento e saúde.

Parabéns, você se inscreveu com sucesso!