Dicas para controlar a compulsão por doces

Muitas pessoas gostam de comer guloseimas, o que é perfeitamente natural. No entanto, isso pode se tornar um problema e trazer vários prejuízos à saúde, como acontece com quem é portador de compulsão por doces. Contornar a situação e acabar com esse mal pode ser complicado e difícil para o dependente.

Dicas:

  • Escreva um diário alimentar: mantenha um diário alimentar, com todos os produtos que são consumidos no decorrer do dia e os devidos horários e quantidades. Essa é a melhor maneira de se conscientizar de que algo está saindo do controle;
  • Escolha o doce certo: as guloseimas feitas a partir de castanhas e frutas são as melhores, pois além de acabar com a vontade de comer doce, as fibras e gorduras boas presentes neste alimento diminuem a velocidade com que o açúcar será absorvido no organismo;
  • Coma na hora certa: a melhor hora para comer doce é logo após as refeições, pois, por incrível que pareça, é nesse momento que as guloseimas engordam menos. As fibras presentes na refeição atuam diminuindo a absorção de açúcar. Outro momento bastante propício é uma hora antes da academia, pois todas as calorias serão queimadas no treino;
  • Dê preferência aos sabores fortes: produtos com sabor acentuado, como no caso do chocolate meio amargo e da mousse de maracujá e limão, além de apresentarem altas concentrações de antioxidantes, possuem menos açúcar, que é o responsável por estimular a vontade de comer mais;
  • Fracione as porções e não coma sozinha: uma dica bem prática para evitar comer demais, é deixar para acabar com aquela guloseima deliciosa quando estiver acompanhada dos amigos. Repartindo o doce é possível experimentá-lo sem o risco de cair em tentação e exagerar;
  • Acabe com os doces da despensa: passar vontade e ser obrigado a conviver com a tentação é uma grande oportunidade para exagerar nos doces. Uma dica simples é acabar de vez com todo o estoque de guloseimas escondido pela casa;
  • Faça substituições inteligentes: é fundamental alimentar-se bem desde o café da manhã até o jantar, pois, manter os níveis glicêmicos dentro da normalidade é uma maneira simples de controlar a compulsão por doces. A dica é incluir alimentos doces, como frutas frescas ou desidratadas, chocolate meio amargo, aveia e mel, geleia e gelatina, em vez das bombas calóricas como os bolos e sorvetes.

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