Melhore a circulação sanguínea

A circulação humana envolve um sistema fechado, cujo órgão central é o coração, juntamente com o sangue (vasos sanguíneos), veias, artérias e arteríolas. Através do sistema circulatório há o transporte de oxigênio, hormônios e de nutrientes pelo corpo, bem como a eliminação de resíduos tóxicos. 

Conheça alguns exemplos de alimentos e atividades que melhoram a circulação sanguínea.

Alimentos:

  • Laranja, limão, kiwi, morango: são ricos em vitamina C, que fortalece a parede dos vasos sanguíneos;
  • Salmão, atum, sardinha, sementes de chia: são ricos em ômega 3, que torna o sangue mais fluido, facilitando a circulação;
  • Alho, cebola: são alimentos com alicina, que é uma substância que ajuda a prevenir o entupimento dos vasos sanguíneos;
  • Tomate, manga, castanha-do-pará, amêndoas: são ricos em antioxidantes que protegem os vasos sanguíneos e os mantêm saudáveis;
  • Folhas de beterraba, abacate, iogurte: são ricos em potássio que ajudam a eliminar e regular a água nas células do corpo diminuindo o inchaço.

 

Atividades:

  • Faça alongamentos, é considerado um forte aliado da ativação circulatória.;
  • Realize caminhadas, contribui para bombear o sangue ajudando a ativar a circulação;
  • Importante usar meias elásticas e manter as pernas elevadas durante uns minutos ao longo do dia;
  • Faça natação ou hidroginástica, garantem excelentes resultados sobre a circulação sanguínea;
  • Evite permanecer sentado durante períodos muitos longos;
  • Evite ficar com as pernas cruzadas por muito tempo. O ideal é estica-las frequentemente e realizar movimentos circulares com os pés;
  • Andar de bicicleta é um ótimo exercício para ativar os movimentos musculares, pois isso melhora a circulação sanguínea;
  • Vista roupa cômoda: roupa que comprimem os músculos das pernas, apertam a cintura ou mesmo os sapatos apertados, funcionam como torniquetes, dificultando a circulação;
  • Evite fumo e bebidas alcoólicas. 

 

 

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